Você está em: DICAS PARA UM BOM PROJETO


Dicas para realizar um bom projeto


1. Qual é o primeiro passo quando quero construir?

Antes de começar um projeto, é importante verificar a legalidade do terreno, verificar se a documentação está completa e em dia, bem como se está devidamente registrada junto ao cartório competente.
Terrenos sem a documentação de propriedade, com disputas judiciais, loteamentos irregulares, ou outros problemas podem fazer com que o processo de aprovação junto aos órgãos competentes fique parado ou até seja interrompido.

2. Posso construir qualquer edificação em meu terreno?

Cada cidade tem seu plano diretor com determinadas normas e faixas de usos.
Há áreas com predominância residencial, comercial, industrial, patrimônio histórico, etc.
Uma indústria, por exemplo, além de não ser apropriada para um bairro residencial, não receberá alvará de funcionamento pela Prefeitura.
É importante solicitar do profissional de arquitetura e engenharia que utilizem da melhor forma a declividade existente no terreno, orientação solar bem como sistemas de entrada e saída de águas, pois todo projeto que exige muita movimentação de terra, gera custos mais elevados.
A planta topográfica do terreno é um ótimo começo de projeto, pois ela fornece toda a planimetria do terreno.

3. O que é um projeto? Quais projetos são necessários para construir?

Projeto é um conjunto de idéias associadas a conceitos de construção civil que fornecem o direcionamento para a execução da obra, fornecendo medidas e especificações facilitadoras para os executores da mesma.
Cada obra exige um projeto específico, pois são analisados vários fatores que interferem na execução do projeto, como tipo e declividade do solo existente, orientação solar, vizinhança e partido arquitetônico.
Em geral, as obras necessitam de Projeto Arquitetônico, Estrutural, Elétrico, Hidráulico e Sanitário, porém depende do tamanho e o tipo de edificação, podendo haver necessidade de Projeto de Combate a Incêndio, Para-raios e outros.

4. Porque solicitar um profissional de Arquitetura?

Um bom arquiteto é o profissional mais capacitado a unir todas as etapas de um projeto.
Ele é o profissional habilitado à organização espacial da sua edificação.
É ele que conhece todas as etapas que levam a construção de seu projeto.
O profissional de arquitetura sabe como tirar o melhor aproveitamento de seu terreno, transformando a edificação solicitada em um local funcional e estético. É ele, também, que fornece todo o direcionamento para os demais projetos (estrutural, elétrico, hidráulico, etc.).

5. Custa caro um projeto?

Não. Um projeto leva em consideração os seus desejos além de todas as necessidades legais, funcionais, estéticas e econômicas.
Os profissionais da construção civil sempre levam em conta os custos que o projeto acarretará, bem como fornece todas as informações necessárias para a execução da obra.
De início, um projeto pode aparentar oneroso, porém, ao longo da execução da obra, o proprietário verificará que economizou muito evitando desperdícios de materiais e erros de execução por parte da mão-de-obra.
Uma dica importante é solicitar que todos os profissionais envolvidos na área de projetos trabalhem em conjunto, cada profissional sabendo o quê, quando e onde deve fazer sua parte.

Fale conosco


institucional

 icon-facebook  icon-instagram  icon-twitter  icon-pinterest  icon-youtube  icon-linkedin  icon-wordpress

Appoint Projetos de Arquitetura e Engenharia
® Todos direitos reservados - 2021 - Brasil

CURITIBA-PR: (41) 3402-5244 / (41) 99574-2040 / (41) 99532-0802
CUIABÁ-MT: (65) 3642-7452 / (65) 99968-4807 / (65) 99968-4812


Email: faleconosco@appoint.com.br

icone-appoint-arquitetura-engenharia